sábado, 10 de junho de 2006

"A cantiga do campo" - Madredeus

[Os, há época, ainda novinhos "Madredeus", ao vivo]

Porque andas tu mal comigo ó minha doce trigueira, quem me dera ser o trigo que andando pisas na eira. Quando entre as demais raparigas vais cantando entre as searas, eu choro ao ouvir-te as cantigas que cantas nas manhãs claras. Por isso nada me medra, ando curvado e sombrio, quem me dera ser a pedra em que tu lavas no rio. E falam com tristes vozes do teu amor singular, aquela casa onde coses com varanda para o mar. Por isso nada me medra, ando curvado e sombrio, quem me dera ser a pedra em que tu lavas no rio!"
A cantiga do campo - Gomes Leal

6 comentários:

DarkMorgana disse...

Hás-de me dizer onde é que essa trigueira vive!!!

Dêxa-me pensari...devagarinho...

- A moçoila pisa trigo e canta nas searas...

- lava a ropinha na PERDA... desculpa (ê já tava fazendo uma rima que nã está lá) na PEDRA (pois...pedra para rimar com medra...qué o que lá está...)

- e coze com varanda para o mar???

Ondékessa moçoila vive?

DarkMorgana disse...

Pobre Gomes Leal!
Será que ele queria mesmo ser a pedra em que a moçoila lava no rio?
Para estar ali a levar com as peúgas e as cuecas da família toda, encharcadas em sabão?...

Apache disse...

A menina Morgana anda a precisar de óculos, não está lá PERDA e, também não está lá COZE, antes cose!... Mas é irrelevante!

De onde é a trigueira? Talvez do Alentejo, ou da Beira Litoral...

Gosto da música e do grupo e depois?...

Apache disse...

Ó Lusitana Paixão, voltou sem imaginação, anda a plagiar as piadas da Morgana... veja lá se ela ainda lhe faz um feitiço...

Apache disse...

Quem é que garante à menina Morgana que se fosse ele a pedra, ela lavava as meias e as cuecas da família em cima dele? O rio tem mais pedras... Talvez lavasse apenas as cuecas dela...

Apache disse...

"... eu não sou maricas!!"
Que surpresa, Lusitana!
Confesso que pensava que não era, mas com esta súbita necessidade de afirmação... Daí o "nick" Lusitana, em vez de Lusitano... Não tinha associado...
Mas não se preocupe, as opções sexuais de cada um, só a ele dizem respeito.