quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Jogo logo existo!

"Se dissermos dadas as dificuldades de contra-argumentação que alguém é louco, então eu preferiria ser louco a ser sábio... Gosto dos homens que mergulham. Qualquer peixe pode nadar perto da superfície, mas é preciso ser-se um grande cetáceo para descer nas profundezas... Os mergulhadores do pensamento voltaram à superfície com os olhos raiados de sangue desde o princípio do mundo. Reconhecemos com facilidade que há perigo nos exercícios físicos extremos, mas o pensamento é também um exercício extremo e executado em ar rarefeito. A partir do momento em que pensamos, enfrentamos necessariamente uma linha onde se jogam a vida e a morte, a razão e a loucura, e esta linha arrasta-nos. Só podemos pensar, aceitando este jogo de feiticeira, que não estamos forçosamente condenados a perder, pois ele só faz sentido se não estivermos forçosamente condenados à loucura e à morte."

Melville

19 comentários:

redonda disse...

Acho que preferia ser sábia e até podia ser uma sábia caladinha que contra-argumentasse pouco... embora a certa altura no texto pareça que o louco é que é sábio, e aí já não sei o que é que prefiro...

Um beijinho e bom fim de semana

Apache disse...

Acho que não percebeste a 1ª frase, ou então não percebi eu, a tua 1ª frase.
A ideia do Melville é esta: chamam-nos loucos quando não conseguem contra-argumentar-nos pela razão, ou pela inovação, ou pelo alcance, etc. do nosso raciocínio. Adiante, ele admite que é ténue a fronteira entre a sapiência e a loucura. Alguns "sábios", como Newton, Pascal, Einstein foram acusados de loucura...
Bom fim-de-semana. Beijinho.

Cleopatra disse...

Um artista, um sábio, é sempre um louco.

Todos pensam de forma "anormal".
Todos são diferentes da generalidade

Simplesmente porque sabem criar.
Não se limitam a assimilar, Transformam o que assimilam.
São diferentes.
Fora da norma.
Por isso...
Quero ser louca , porque significa ser sábia neste sentido!
Quem me dera|!
1 Bj.
.
Um jogo de feiticeira??

Cleopatra disse...

Qdo visita o meu humilde cantinho'
Agora desde que colocou as penas como diz o LP, nunca mais veio a terreiro!

Apache disse...

"Um jogo de feiticeira??"
A expressão é do Melville!
Tenho lá passado diariamente, mas os "post´s" não me têm inspirado comentários.

Cleopatra disse...

OLÁ!
Bom DIA!!!

EStá de mau humor já vi!
Muito mau humor caríssimo.
Será defeito do seu signo???
De qualquer forma gostei do seu comentário franco e aberto.
É desse tipo de comentários que precisamos também.
Aqueles que dizem o que pensamos não nos abrem horizontes nem nos abanam os neurónios.

Lá, onde quer comentar, é só lá ir.
Carregar no endereço electrónico que está na postagem do Cleopatramoon e VOILÁ!

Por acaso gostava muito de ver os seus comentários por lá de vez enquando.
São inteligentes e obrigam a pensar.

Mas vá lá bem dispostinho ok?
Não vão os meus colegas pensar que temos algum quid procuo um com o outro e Vexa nem me pode ver !!

beijinhos.
Não me quer dizer o que o deixa mal disposto?
É o início das aulas?
Ora deixe lá.
Por aqui também já se começou a luta e desde 7 de Setembro.

Apache disse...

As variações de humor, consoante a luminosidade e a temperatura do dia, deve ser a única característica do meu signo que eu herdei ;)
O início das aulas, não! Eventualmente os "furos" do horário, mas o pior são mesmo as nuvens e a baixa temperatura, a nostalgia do fim do Verão.

redonda disse...

Tens razão, deveria ter escrito que preferia ser uma sábia caladinha que argumentasse pouco para não ser chamada de louca por aqueles que achassem difícil contra-argumentar os meus argumentos...só que depois caía num círculo vicioso, porque seriam os argumentos, difíceis de contra-argumentar que me tornavam sábia, ou seja, aquilo que fazia com que me chamassem louca...
Espero ter sido mais clara mas como já é tarde e estou com sono, é muito provável que ainda tenha feito pior...


Um beijinho

Apache disse...

Está claro!
Se fosses uma sábia caladinha, serias uma sábia convencida, pois ninguém te chamaria louca, logo não tinhas possibilidade de saber que eras, de facto, sábia...

Beijinho, boa semana!

Cleopatra disse...

De x em quando.

Paulo disse...

Contra factos não há argumentos...!!!
Bem visto......este blogue...um espelho de alma????
Abraço
Paulo

Apache disse...

Olá Paulo, obrigado pela visita.

DarkMorgana disse...

Quem está condenado a perder (este jogo de feiticeira...) nem sequer
joga, porque não vê até onde é possível mergulhar.

redonda disse...

Então já estás menos exausto?
Quero novo post, talvez com um outro enigma...

Um beijinho

Apache disse...

"Quem está condenado a perder (este jogo de feiticeira...) nem sequer joga..."

Jogos de feiticeira é o que dá... Quem não joga, perde, quem joga, arrisca-se a não ganhar.

Apache disse...

Olá Redonda, novo "post" talvez amanhã, novo enigma, talvez mais tarde...
Beijinho.

redonda disse...

Isto são muitos talvez... mas de qualquer forma vou ver se amanhã passo de novo por aqui...reparo agora que afinal este meu hoje já é o amanhã, apesar de ainda faltarem algumas horas para que este amanhã/hoje termine... por isso o melhor será passar no depois de amanhã/amanhã...
Um beijinho e uma boa semana

Apache disse...

E o meu amanhã, era um depois de amanhã.
Beijinho, boa semana!

redonda disse...

:) Bem, o que importa é que o amanhã chegou...