sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Ai a matemática, a matemática…

Cumpriu-se hoje o primeiro de dois dias de greve da Função Pública. É habitual, os números da adesão à greve, apresentados pelos sindicatos e pelo governo serem divergentes, mas hoje, de tão extremada, essa divergência tornou-se hilariante. Os sindicatos falam de uma adesão da ordem dos 80%, enquanto o governo contrapõe uns míseros 11,74%. Apetece-me pedir aos nossos governantes que sejam um pouquinho exagerados e admitam que a adesão foi de cerca de 12%. É que assim têm ambos razão. Sim, sim, ambos têm razão em relação aos números, 12 = 80. Para os mais cépticos aqui vai a demonstração matemática…
(Talvez seja melhor irem buscar uma calculadora, antes de continuarem a ler…)
-960 = -960. Certo? E -960 = 144-1104. Mas também é verdade que -960 = 6400-7360. Concordam?
Ora em matemática, duas quantidades iguais a uma terceira são iguais entre si, portanto: 144 - 1104 = 6400 - 7360 Decompondo estes números em factores, ficamos com: 12*12 – 2*12*46 = 80*80 – 2*80*46 (* é o sinal de multiplicação) Ainda estão a acompanhar?! A cada lado da equação vamos agora somar 2116. Porquê? Porque me apetece! Temos então: 12*12 – 2*12*46 + 2116 = 80*80 – 2*80*46 + 2116 Agora reparem que 2116 = 46*46 Então podemos escrever: 12*12 – 2*12*46 + 46*46 = 80*80 -2*80*46 + 46*46 Em cada lado da equação temos agora o quadrado de uma diferença. Lembram-se? (a-b)^2 = a^2 – 2*a*b + b^2 (^2 significa ao quadrado) Então: (12 - 46)^2 = (80 - 46)^2 Eliminando os quadrados em ambos os lados da equação, ficamos com… 12 - 46 = 80 - 46 E passando o 46 para o lado esquerdo, obtemos: 12 – 46 + 46 = 80, ou seja: 12 = 80 Será que acabo de ganhar um cargo no governo ou no sindicato? Humm... Acho que “eles” não lêem este blog!... P.S. Com um raciocínio semelhante (ligeiramente falacioso) acho que consigo demonstrar que quaisquer números inteiros são iguais. Eh, eh... Agora vou tomar as gotas!
Apache, Novembro de 2006

12 comentários:

Tozé Franco disse...

Sempre me causou grande espanto a disparidade dos números apresentados.... até hoje, porque daqui em diante estou mais descansado, depois desta excelente demonstração matemática. Parabéns e um abraço.

Apache disse...

Esta disparidade é ridícula, quanto mais não seja por ser a mesma a fonte de informação, os dirigentes máximos do serviço em cada uma das instituições públicas.
Obrigado pela visita!

DarkMorgana disse...

Eu acho que o governo te anda a fazer mal ao toutiço...

Diolindinha disse...

Vizinho Apache, simpático e divertido,matemática nunca foi comigo! Se as gotas lhe fazem bem, nã se esqueça de tmá-las e, já agora, passe-me a receita, pode ser que me ajudem também!
Está convidado para tomar qualquer cosa que ahude a rebater as castanhas e tudo o mais que lhe possa estar atravessado na garganta!
Espero por si!

Apache disse...

Qual governo, Morgana?

Talvez outros tenham opinião contrária, é mesmo assim, Lusitana Paixão. Ainda bem que gostou.

Olá Vizinha (minha), a casa está sempre à disposição.

Obrigado pela visita, Pinto Ribeiro.

Cleopatra disse...

Eh eh eheh. O Lusitana paixão esteve à altura do post.

É mesmo. Haverá alguma coisa vinda deste Governo que não cause:
1º - Estupefacção
2º - Vontade de rir
3º - Vontade de reagir.

?!

Apache disse...

Agora "deu-lhe" para chamar baixinho ao Lusitana Paixão? Vai ter de o aturar... Desta vez estou inocente!

redonda disse...

Eu ando aqui às voltas com o raciocínio ... se 12-46 é igual a -34 e 80 -46 é igual a 34, -34 não é igual a 34. Acho que estou a precisar das tuas gotas!

Apache disse...

O que está escrito é 12-46=80-46, se somarmos 46 a ambos os lados da equação, temos: 12-46+46=80-46+46, ou seja, 12=80. Ou vendo as coisas ao contrário... Admitindo que 12=80, então se na expressão 12-46=80-46 substituirmos o 12 pelo 80 (por hipótese são iguais) temos 80-46=80-46.

O que tu estás a admitir é que 12-46 não é igual a 80-46 mas estava demonstrado do passo anterior que o lado esquerdo desta equação era igual ao acima escrito e o direito a mesma coisa.

Há qui um vício de raciocínio (obviamente) mas é anterior à tua "duvida".

Apache disse...

Que raio é isso de ter 1,82 m e parecer ter 1,69?
Chega-me? Ó homem, eu não ando a recrutar guerreiros!
Sabe quem é que eu contratava? A menina do gás (a Katrin), até nasceu no mesmo dia que eu e tudo... Claro que tinha o inconveniente de ter de aprender polaco mas, também tinha vantagens, poupava dinheiro no dentista e ainda vendia o esquentador!

redonda disse...

Vim fazer um breve visita apenas com paragem por se falar de alturas e ter sido chamada de redonda: Ó Lusitana Paixão, fisicamente não sou redonda, nem penso vir a sê-lo! - tenho 1,65 e peso 51 kg - (o nome veio do livro de crianças que quase ninguém leu mesmo...Foi no que deu ter criado o blog apenas para fazer um comentário noutro blog. Fiquei com o primeiro nome de que me lembrei...)

Apache disse...

Caro Lusitana Paixão...
Depois deste comentário da Redonda, fiquei com vontade de o citar... "Chega-lhe?"