segunda-feira, 21 de maio de 2007

As contas públicas

O “Correio da Manhã” noticia que as investigações da PJ à contratação de assessores na Câmara Municipal de Lisboa, permitiram apurar que os vereadores de todos os partidos têm ao seu serviço mais de 200 assessores, que custam anualmente 25 milhões de euros, despesa 30% superior aos 19 milhões de euros gastos no túnel no Marquês de Pombal. Mais, o pagamento de horas extraordinárias corresponde a 30 milhões, e os cerca de 11 mil trabalhadores ganham 80 milhões de euros por ano. Ou seja, enquanto os vencimentos médios de um dos (repito) 11 mil trabalhadores da câmara é de pouco mais de 500 euros por mês, com assessores são gastos em média 8 900 euros (mais de 1 700 contos em moeda antiga). Entretanto, a auditoria do Tribunal de Contas aos gabinetes ministeriais, no triénio 2003-2005, revelou que a despesa global de funcionamento destes gabinetes ascendeu a 12,8 mil milhões de euros, sendo 3,6 mil milhões de euros referentes a 2003, 4,2 mil milhões de euros a 2004 e os restantes 4,9 mil milhões de euros de 2005. 12,8 mil milhões de euros é o equivalente a dois défices públicos! (Aproximadamente, já que ninguém se entende quanto ao valor exacto do défice público.) 12,8 mil milhões de euros dão para construir três aeroportos da OTA, ou dez aeroportos noutro sítio qualquer e ainda sobram uns trocos jeitosos! 12,8 mil milhões de euros chegam para pagar o salário anual a 870 mil portugueses! (De acordo com o “Eurostat”, o salário médio anual, em Portugal é de 14 700 euros.)
Apache, Maio de 2007

6 comentários:

cris disse...

Então? Já deu pa perceber por onde se devia começar a arrumar a casa, né?

Bj

Apache disse...

Nós já percebemos, os políticos e que me parece que não.

cris disse...

Gosto da músicaaaaaaaaaaaaaaaaa

António Pista disse...

Para ver ou rever:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Novamente: política e futebol e algo mais ...

Visitem!

Apache disse...

Obrigado pela visita, Tó.
Já dei um saltinho ao seu blogue, lamento que a sua capacidade para analisar com alguma distância os casos relacionados com o futebol, não seja extensiva à política. A sua colagem ao Tó Cocó é por demais evidente e não costumo frequentar blogs politicamente cegos.

Anónimo disse...

...uma vergonha! Inacreditável...13 mil milhões euros...chegavam para pagar tanta coisa...se aquela gente tivesse um pingo vergonha na cara :-(


Ugh! a Luta Continua, Sempre!!!