domingo, 2 de setembro de 2007

SOS Frio…

O programa “SOS Calor” da TSF passou os meses de Verão a “vender” baboseiras sem nexo, publicitando o alegado aquecimento global, e alertando para a previsão de ondas de calor, em Portugal, que não só, não se fizeram sentir, como não foram previstas pelos meteorologistas, antes, inventadas pela comunicação social.
Diga-se, em abono da verdade, que assim que as primeiras emissões do programa foram para o ar, o Instituto de Meteorologia (IM) veio acalmar o alarmismo. No seu comunicado à imprensa, de 11 de Maio de 2007, pode ler-se: “Notícias divulgadas hoje pelos Órgãos de Comunicação Social com referência a previsão de altas temperaturas para o Verão de 2007 não podem ser confirmadas pelo Instituto de Meteorologia”.
Apesar disso, a TSF manteve as emissões regulares do programa, onde se continuaram a fazer previsões alarmistas e a dar conselhos, muitos deles estapafúrdios face ao conhecimento científico actual.
No genérico do programa, afirma-se que o Verão de 2006 foi o mais quente, em Portugal e que para 2007 estão previstas novas ondas de calor. A realidade é que, nunca estiveram (oficialmente) previstas ondas de calor (até porque os contestados e altamente falíveis modelos matemáticos usados pela meteorologia não o conseguem fazer), e o Verão de 2007 veio a revelar-se bastante fresco.
Em novo comunicado à imprensa, datado do passado dia, 31 de Agosto de 2007, O IM destaca: “O Verão (Junho, Julho e Agosto) de 2007 apresentou as temperaturas médias do ar mais baixas dos últimos 20 anos. (…) Os valores médios mais elevados registados em Portugal Continental ocorreram no ano de 1997”.
Será que a TSF vai repor a verdade, ou sacudir a água do capote? Para já, (consta que) foram suspensas as emissões do programa “SOS Calor”.
Apache, Setembro de 2007

8 comentários:

gata disse...

Hummm...suponho que deixem tudo como está e esperem que algo agite rapidamente o ambiente para que o assunto caia em esquecimento. E o pior é que vai, porque o "povo" tem a memória curta.

Mas não foi para isto que cá vim, desta vez. Nem para dizer que não gosto da tua música....lol.


Escolhi um poema teu, sem título(Março 2007), para o "PRÊMIO CANETA DE OURO – POESIAS 'IN BLOG' 2007", idealizado por ANDRÉ L. SOARES e RITA COSTA.

Tens todas as informações que precisas lá no cantinho da gata.
Passa por lá.
Beijinhos e boa semana.

pentelho real disse...

Aqui no reino ontem o dia já esteve mais quente, mas tem estado fresco.

gata disse...

Sarilhos?
Não sei se não era um bom título...mas tinha pensado em "tu".
Na verdade neste (curto) espaço de tempo já pensei em várias coisas, mas como esta forma de comunicação é, no mínimo, limitada, optei por deixar-te essa sugestão. Mas também gosto de "sarilhos"e de..., enfim, vai-me dizendo sim ou não,
"tá"?

Apache disse...

Obrigado (de novo) pela nomeação, Gata.
De "Sarilhos", não gosto. Quanto ao "Tu", parece-me que fica bem. Já havia um "Tu és..." um (meio) plágio a uma música de Pedro Abrunhosa, mas como não é exactamente igual, está aceite a proposta.

Boa noite Pentelho, obrigado pela visita. Já passei no teu reino mas não deixei comentários, talvez na próxima visita.

gata disse...

Apache, bom dia.

Primeiro, não é maçada. Mas fico com pena.
Segundo, nunca sei muito bem se te responda no meu ou no teu espaço, aqui tenho a certeza que vês :)
Terceiro...eu pus essa questão aos senhores promotores da iniciativa.
Se te interessar saber, nem que seja por curiosidade : lazycat@post.com

Beijinhos de bom dia para ti.

cris disse...

Ora bem... a ver se dou cas treclas... é assim, não houve ondas de calor este ano porque ( se calhar eheheheh) o verão também ainda não chegou de verdade... que achas? Pode ter-se atrasado, tadito.

Quanto a desmentir... é difícil cá no cantito, desmentir a mentira.... a malta não gosta de admitir que fez porcaria...era mais honesto mas... não está na moda a honestidade.

Boa terça

Unknown disse...

Nem repor a verdade nem sacudir a água do capote.
Apache hoje em dia toda a gente gosta do alarmismo, veio substituir a bisbilhotice das vizinhas, está na boca do povo e não dá trabalho comentar.

Apache disse...

Eu sou visita habitual do teu espaço, mas aqui é mais rápida a resposta, Gata.

Espero que se tenha atrasado e ainda venha, mais vale tarde que nunca, Cris.

Concordo, Little.