segunda-feira, 19 de novembro de 2007

An Inconvenient Truth (once again)

O gráfico acima representa a variação da temperatura média global da Terra, em graus Celsius, medida por satélite, entre Outubro de 2001 e Setembro de 2007.
É obvio que a variação da temperatura global, não é um dado significativo, em termos climáticos, uma vez que alguns locais estão a temperaturas bem mais elevadas que outros.
Coloco-o, porque os apologistas do Aquecimento Global, agora corrigido para Alterações Climáticas (para justificar as ondas de calor, o frio, a chuva, a neve, ou qualquer outra manifestação climatérica) falam sempre da perigosa subida de temperatura provocada pelo Homem devido às emissões de dióxido de carbono provenientes da utilização de combustíveis fósseis.
Mas voltemos ao gráfico…
A linha curva representa as temperaturas médias do planeta, medidas pelos satélites, enquanto a linha horizontal é a recta que mais se aproxima dos valores efectivamente medidos (regressão linear), digamos (grosseiramente) que é a "média" dos valores da curva.
O zero da escala (vertical) corresponde à temperatura média global dos últimos 125 anos.
Da análise do gráfico, concluímos que:
1º - A temperatura média da Terra subiu no último século, cerca de 0,56 ºC, apesar de valores bem mais elevados aparecerem continuamente na comunicação social;
2º - Nos últimos 6 anos, não foi verificada qualquer alteração na temperatura média global, esta permaneceu constante. Apesar de serem frequentes notícias em sentido contrário.
Aproveito para acrescentar que as emissões de dióxido de carbono “industrial” para a atmosfera aumentaram sempre a ritmo constante durante o mesmo período.
Em defesa da balela a que chamam “consenso científico” (o que quer que isso seja), argumentarão alguns que 6 anos é pouquíssimo tempo para tirar conclusões sobre a evolução do clima… Claro que sim, e cem também!
P.S. O gráfico é da autoria do Goddard Institute For Space Studies (GISS) da NASA.
Apache, Novembro de 2007

7 comentários:

gata disse...

Sabes? "encalhei" num comentario teu no Lazy....vim deixar-te um beijo. de saudade.

DarkMorgana disse...

Estou a ver que aos 99 anos ainda vais andar a fazer postagens que provem por A+B que o aquecimento global não é tão grave como o resto do mundo quer fazer parecer...

E sabes que mais? Acho muito bem!
Tu és assim ;)

Beijos

cris disse...

Interessante , porque morremos mais depressa às mãos de quem tem armas e decide brincar às guerras nos quintais dos outros? Por que morremos mais depressa às mãos de médicos sem medicamentos nem curas para doenças por vezes bem triviais? Amda tudo do avesso... boa sexta, moicano

Apache disse...

Beijo, Gata.

Achas muito bem que eu seja teimoso que nem uma porta, Morgana?
Hum... "Suspicious"... Beijo!

Olá Cris. anda mesmo muita coisa do avesso. Bom fim-de-semana.

redonda disse...

Caramba, 0,56! :)
Poderia ficar engraçado confrontar alguém alarmista com este dado :)

Apache disse...

Era preferível que eles não soubessem, Redonda, assim ficávamos com a ilusão que eram honestos.

Cleopatra disse...

Grande chefe
Mande-me um mail. Perdi o seu e quero convidá-lo para o meu blog que só está aberto a convidados agora
Bj