O Último dos Moicanos: Crónica de uma desilusão

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Crónica de uma desilusão

“Aqui estamos sobre este globo há doze mil anos a girar fastidiosamente em torno do Sol, e sem adiantar um metro na famosa estrada do progresso e da perfectibilidade: porque só algum ingénuo de província é que ainda considera progresso a invenção ociosa desses bonecos pueris que se chamam máquinas, engenhos, locomotivas, etc., ou essas prosas laboriosas e difusas que se denominam sistemas sociais. Nos dois ou três primeiros mil anos de existência trepámos a uma certa altura da civilização, mas depois temos vindo a rolar para baixo numa cambalhota secular. O tipo secular e doméstico de uma aldeia árida dos Himalaias, tal como uma vetusta tradição o tem trazido até nós, é infinitamente mais perfeito que o nosso organismo doméstico e social. Já não falo de gregos e romanos: ninguém tem bastante génio para compor um coro de Ésquilo ou uma página de Virgílio; como escultura e arquitectura, somos grotescos; nenhum milionário é capaz de jantar como Lúculo; agitavam-se em Atenas ou Roma mais ideias superiores num só dia do que nós inventámos num século; os nossos exércitos fazem rir, comparados às legiões de Germânicos; não há nada equiparável à administração romana; o ‘boulevard’ é uma viela suja ao lado da Via Ápia; nem uma Aspásia temos; nunca ninguém tornou a falar como Demóstenes - e o servo, o escravo, essa miséria da Antiguidade, não era mais desgraçado do que o proletário moderno."
Eça de Queiroz em “Crónicas e Cartas”
Passou pouco mais de um século e o planeta ‘envelheceu 380 mil vezes’, hoje a ciência ‘vende-nos’ que o mundo tem cerca de 4 500 milhões de anos, em tudo o resto, nada de novo, aqui, «debaixo» do Sol.
Apache, Fevereiro de 2008

Etiquetas: , ,

7 Comments:

Blogger cris said...

Ficou lindo, o texto do Eça e o teu.
Fizeram-me lembrar um pirata de uma obra do Alexandre Honrado : "História dentro de uma Garrafa". Tinha um diário de bordo espectacular porque retratava o fastio do dia-a-dia.

Beijocas larocas e boa semana. Parece que nem com a chuva consegui parar um cadito. :)

domingo, fevereiro 24, 2008 8:09:00 da tarde  
Blogger gata said...

Neste caso mais debaixo da chuva, mesmo...But with a smile!

Boa semana.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008 12:39:00 da tarde  
Blogger Diogo said...

Quanto aos proletários, não obstante Sócrates, vão de mal a pior.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008 10:16:00 da tarde  
Blogger redonda said...

Nenhum texto sobre o programa de ontem? Eu só vi parte e achei super enervante.

terça-feira, fevereiro 26, 2008 11:48:00 da manhã  
Blogger Apache said...

Beijinhos, Gata e Cris.

Concordo, Diogo.

Os seus desejos são ordens cara Redonda. Agora vou ver se ainda durmo 3 ou 4 horas que o tempo já não dá para mais. Até logo.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008 3:05:00 da manhã  
Blogger redonda said...

Os meus desejos são ordens? :)

quarta-feira, março 12, 2008 12:25:00 da tarde  
Blogger Apache said...

Como se constata :)

segunda-feira, março 17, 2008 1:08:00 da manhã  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home