terça-feira, 21 de julho de 2009

A história repete-se?

“O Árctico parece estar a aquecer. Relatos de pescadores, caçadores e exploradores da região de Spitzbergen e também do Árctico Oriental, apontam todos para alterações radicais nas condições climáticas e para temperaturas tão elevadas que nunca antes haviam sido relatadas naquela área da superfície terrestre.” A 10 de Outubro de 1922, por George Nicolas Ifft, cônsul americano em Bergen, Noruega, em relatório ao Departamento de Estado em Washington D.C. [Tradução minha]
Apache, Julho de 2009

3 comentários:

Diogo disse...

Não encontro o link.

Apache disse...

E tu a dares-lhe com o ‘link’. Cada vez que alguém escreve alguma coisa num blogue tem que “linkar” alguém? Fizeste-me lembrar aqueles tipos altamente eruditos que ao escreverem teses de doutoramento fazem uma ou mais citações por parágrafo, repetindo as asneiras que outros antes disseram como se fossem verdades absolutas. E recebem tanto melhor classificação quantas mais citações fizerem.
Não que isto não seja uma citação, mas se de cada vez que um tipo transcrever uma notícia de revista ou jornal, tiver que digitalizar ou pesquisar na ‘Net’, na maioria das vezes perde mais tempo nisso que a escrever o texto.
Aqui tens um dos ‘links’ possíveis: http://wattsupwiththat.files.wordpress.com/2008/03/changing-artic_monthly_wx_review.png

Diogo disse...

Não te irrites. Pensei que tivesses traduzido uma parte maior do artigo.

De qualquer forma, acho que deverias ter acrescentado que o aquecimento tinha revertido. Quem ler assim o post, não percebe o que aconteceu.