segunda-feira, 2 de julho de 2007

Reescrever a História...

Gráfico apresentado no relatório do IPCC em 2001
Gráfico apresentado no relatório do IPCC em 1990
A primeira imagem deste “post” é um gráfico apresentado no relatório do IPCC (Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas) de 2001, que ficou conhecido como “Taco de Hóquei” e, é para muitos, a prova irrefutável da responsabilidade do Homem, através das suas emissões de gases com efeito de estufa (principalmente dióxido de carbono), na ligeira subida de temperatura (média) verificada no planeta, nos últimos 150 anos.
Apresenta um ligeiro problema, é falso!
A segunda imagem é um gráfico apresentado no relatório do IPCC de 1990.
Não é possível confirmar a veracidade do mesmo. É no entanto possível afirmar que ele não é (ao contrário do anterior) incompatível com os factos históricos documentados, nomeadamente, a descoberta da Gronelândia e sua colonização por parte dos Vikings e posterior extinção da colónia.
No ano 982 (da nossa era), os vikings chegaram à ilha, encontrando-a desabitada. Dada a exuberância das pastagens, chamaram-lhe “Terra Verde”. Aí constituíram várias colónias dedicando-se à agricultura e à criação de gado. As primeiras comunidades de esquimós chegaram por volta do ano 1200, ocupando regiões mais a Norte. No século XIV a temperatura da Terra começou a descer rapidamente e os Vikings deixaram de poder cultivar os campos, que se cobriram de neve. À medida que a temperatura ía baixando, a situação agravava-se. O gado foi morrendo de frio. O mar começou a congelar, impedindo a navegação. A ilha ficava isolada, a ajuda continental não podia chegar e os Vikings, 450 anos após terem chegado, viram-se cercados pelo gelo, sem hipótese de fuga. Morreram de fome. Mais a Norte, os “Inuit” (esquimós) com uma cultura e tradição adaptadas a climas hostis, conseguiram sobreviver, sendo os antepassados dos actuais habitantes.
Apenas o gráfico publicado em 1990 pelo IPCC é compatível com estes factos.
No gráfico publicado em 2001, assiste-se a uma tentativa de reescrever a História, com a omissão do “Período Quente Medieval” e da “Pequena Idade do Gelo” que lhe sucedeu.
Apache, Julho de 2007

6 comentários:

DarkMorgana disse...

Queres ver que quem ainda vai pôr ordem nisto é o Vicky dos meus desenho animados preferidos de miúda?
"hei hei vicky, hei vicky hei!
levanta bem a vela
hei hei vicky, hei vicky hei!
no alto mar navega..."

Anónimo disse...

nao tem nada a ver mas...A verdadeira história do Capuxinho vermelho:

http://www.youtube.com/watch?v=imN9d16Dbjo

AHAHAHAHAHahahah...Ugh!


Bjs ;-)

cris disse...

Ontem tinha cá vindo pa ler, mas os neurónios tavam desgraçados. Acho que agora entendi, não fosse a morgana traduzir e lá tinha que voltar amanhã tra vex eheheheheheh.

A bem da verdade não foram os dinossauros os primeiros a estragar a atmosfera? Acho que ainda não interpretei tudo. Bolto amanhã... espero que melhor...da tola... sorry

Apache disse...

"A bem da verdade não foram os dinossauros os primeiros a estragar a atmosfera?"
Foram sim, Cris, emitiam dióxido de carbono a "dar com um pau". E metano também.

Mais a sério...
Estragar a atmosfera? No que diz respeito à emissão de gases poluentes, o Homem tem uma quota apreciável de responsabilidade. No que respeita ao dióxido de carbono, não! A quantidade que lançamos para a atmosfera é minúscula, comparando com a quantidade que a natureza lança, e o dióxido de carbono não é um poluente, não é tóxico e é benéfico para as plantas e praticamente inofensivo para os animais.
Mas eu não disse que o Homem não é responsável pela poluição, tento dizer que não é responsável pelo aquecimento global, partindo do principio que existe mesmo aquecimento global, uma vez que há mil anos atrás, na época dos Vikings, a Terra era muito mais quente do que é hoje.
O que eu disse também é que politicos e cintistas sem "moral" falsificam dados cientificos para "venderem" a sua "verdade" podre.

Também gostava desses desenhos animados, "desaparecida".
Estava a ver que era preciso fazer um blog para ver se alguém te encontrava, Morgana. Lol

cris disse...

Fiquei ilucidada. Agora sim... sabes, acho que as pessoas têm cada vez mais a tendência para fundamentalismos. E conseguem, apesar de tudo manipular genialmente a opinião pública..

brigada pela paciência. :)

Apache disse...

"Acho que as pessoas têm cada vez mais a tendência para fundamentalismos."
Subscrevo!