domingo, 16 de setembro de 2007

O Bom, o mau e o vilão

O “Sol”, na sua edição online, de hoje, escreve:
“Degelo abre rota marítima no Ártico. (leia-se Árctico em português)
A Passagem Noroeste do Ártico (novamente Árctico, se faz favor) foi aberta por inteiro devido ao derreter do gelo, originando uma rota há muito desejada, mas intransitável até agora (até agora, depois de 1977, data em que esteve aberto pela última vez), entre a Europa e a Ásia.”
Ora aqui está uma boa notícia. Agora que estamos no final do Verão, e o gelo no Pólo Norte atinge os valores mínimos do ano, a abertura deste corredor navegável, no meio do gelo, é uma excelente notícia, pois poupa imensos quilómetros de navegação para sul e novamente para norte, para contornar a América do Norte pelo canal do Panamá, poupando consequentemente muito dinheiro no transporte de mercadorias entre a Europa e a Ásia.
Mas, como boas notícias não interessam para nada, o vilão continua o texto...
“De acordo com a Agência Espacial Europeia, o gelo marítimo do Ártico (ainda mais uma vez, Árctico) atingiu o seu volume (não é volume, é área…) mais baixo desde que registam as medições por satélite, há 30 anos.” (também não são 30 anos, são 28, as medições por satélite começaram em 1979)
Hum… Cheira-me a que vem aí a conversa das alterações climáticas…
Um pouco mais abaixo no texto, prossegue…
“Segundo a AEE, as regiões polares são muito vulneráveis às alterações climáticas. A velocidade do degelo é tão acelerada que alguns cientistas prevêm (e já agora, prevêem, também em português, obviamente) a extinção do gelo na área por volta de 2040.”
Pois…
E então, a conclusão? Parece que o jornalista quer que sejamos nós a dizer se isto é bom ou mau, afinal não é assim tão vilão.
Mas… Porque raio é que fez referência à menor área de gelo no Árctico desde 1979, obtida este Verão e não fez referência à maior área de gelo obtida (simultaneamente, este Inverno) desde a mesma data, no Antárctico, como o comprovam as imagens abaixo, datadas da passada sexta-feira, disponíveis no “site” da Universidade de Bremen?

O Árctico, na passada sexta-feira

O Antárctico, na passada sexta-feira

E já agora uma perguntinha ingénua, a quem de direito…

“Vocês” ainda não perceberam que quanto mais "fritarem" a ionosfera do Pólo Norte para propagarem a balela do aquecimento global, mais o Pólo Sul vai arrefecer? Vão mas é estudar circulação atmosférica à escala planetária e arrumem os brinquedos se faz favor!

Apache, Setembro de 2007

4 comentários:

cris disse...

Well, não sei se faça vénia, se aplauda, mas rir já ri... o Português está pela horinha da morte, não está? ahahahahahahahahah estes jornalistas, afinal , bem deviam fazer o tal exame que requerem aos futuros docentes do país... é que as asneiras não se propagam só na escola....
Quanto ao que li, claramente o que nos espera não será uma falta de água mas um cair sem destino pelo universo devido ao peso acumulado no Pólo Sul ... eheheheh era engraçado que se lembrassem de afirmar isto lá também...


Bom domingo

Anónimo disse...

Bem, tudo o que ia a escrever, a Cris antecipou-se ;-) ...assino por baixo!

E tb me diverti a ler...LOL


Ugh!

gata disse...

...e é por coisas como esta e a imediatemente abaixo que eu gosto de passar por aqui....

Beijo de gata, boa semana para ti.

Apache disse...

Às vezes, rir é um bom remédio, Cris e Sulista.

Beijoca, Gata.