quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Aquecimento… Global?

A figura abaixo compara as temperaturas actuais da água dos oceanos, com as temperaturas médias desde 1979, e mostra: a negro, os continentes; a branco, o gelo marítimo; a amarelo, as zonas onde a temperatura da água se mantém na média dos últimos 28 anos; a laranja e a vermelho, as zonas onde essa temperatura subiu; e a azul e a roxo, as zonas onde ela desceu. Para os mais distraídos, convém não esquecer que, os oceanos cobrem 71% da superfície da Terra.
O mapa está datado de, 15 de Outubro de 2007 e foi elaborado pela National Oceanic and Atmosferic Administration (NOAA).
Apache, Outubro de 2007

7 comentários:

Anónimo disse...

cadê o 'Aquecimento Global'???

Eheheheeh....



Bjs

cris disse...

este tema é um dos muitos pelos quais as pessoas deviam temer mais...

é pena o Homem nao ter consciencia do que faz, ou do que esta a fazer, porque mais tarde sao os nossos filhos que cá vao ficar e eles precisam do planeta...

mas pronto, a mentalidade e a consciencia do Homem nao muda de um segundo para o outro.

na entanto temos de ir prevenindo...

beijo***

Apache disse...

Olá Sulista. Na imagem, aparecem apenas as temperaturas dos oceanos, que em todo o caso, representam 71% da superfície da Terra. No solo, há vários locais do hemisfério Norte, com temperaturas das últimas décadas, acima da média dos últimos 150 anos. No entanto, há também vários locais (sobretudo no hemisfério Sul) onde se verifica o contrário. Ou seja, o termo “global” é, no mínimo, abusivo. Mas é fundamental para alarmar e sustentar a teoria (ridícula) de que o aumento de temperatura de alguns locais é o resultado das nossas emissões de gases.

Olá Joana, sejas bem reaparecida. Pelo teu comentário, constato que não leste os meus últimos “post’s”, fruto do “desaparecimento” e também não percebeste este. Não há aquecimento global, por duas razões, primeiro porque na Terra, não há um clima global, há vários climas distintos, como aprendeste certamente em Geografia; segundo, porque se verifica que nos últimos anos vários locais da superfície da Terra, arrefeceram tanto ou mais que os que aqueceram.
Quanto ao “temer”, não concordo contigo. O medo ajuda a propagar o mito, não a procurar a verdade. È precisamente o que esta corja de políticos sem escrúpulos (que varre todo o espectro político) quer que tenhamos, para propagar as suas baboseiras e gerar lucros fabulosos para aqueles que lhes pagam as campanhas eleitorais e lhes dão ordenados fabulosos quando saem do governo.
“a mentalidade e a consciência do Homem não mudam de um segundo para o outro.”
Aqui concordamos. É ingénuo pensar que, agora que não está no poder, Al Gore se transformou numa pessoa decente.
Beijinho.

cris disse...

Acreditas que or mais que bata no ceguinho ( na escola) colegas ligados a áreas que tocam este tema partilham da visão alarmista e pronto! É difícil abrir mentes, bolas...
acho que vou publicitar o teu blog pelas paredes a ver se aprendem qqr coisita.

Obrigada pela explicação que antecede o mapa. Eu sou mesmo distraída, e quando não, sou preguiçosa :)

bom fds

Apache disse...

Achas que é só na tua escola? Na minha, passa-se exactamente o mesmo. É assim, porque é assim, é dogmático, não tem discussão, há consenso. Tu não ouviste os cientistas do IPCC, esses é que sabem, os milhares de cientistas que dizem o contrário, não contam, esses, não sabem nada. O IPCC já disse que a discussão sobre o assunto, terminou. Que interessa que a teoria não tenha lógica… que interessa que contrarie as leis da Física… Que interessa que não se verifique em muitos locais da Terra… Se não concordas estás comprado pela grande indústria poluidora, mesmo que tu demonstres o contrário.
E além disso, o Al Gore é um santo que quer salvar a Terra. Quando estava no governo, era uma besta, mas agora já não, agora a besta é o Bush, e toda a gente sabe que só há lugar para uma besta de cada vez, logo Al Gore passou a bestial.

gata disse...

Muita gente passa de besta a bestial ao sabor do que dá mais jeito à maioria.

Conseguiste "viciar-me" no assunto. Quanto mais pesquiso mais dúvido...

Demasiado tempo sem ter tempo para te ler. Tinha saudades.

Apache disse...

"Quanto mais pesquiso, mais duvido..."
Só mais leituras te podem elucidar
:)
Boa semana.