Os Jogos da Vigésima Nona Olimpíada da Era Moderna, que muitos consideram como os melhores Jogos Olímpicos de sempre, ficaram marcados, do ponto de vista organizacional, pelas espectaculares cerimónias de abertura e de encerramento. Do ponto de vista desportivo, com a participação de 11 128 atletas, em representação de 204 países, o sucesso foi garantido pelos 37 Recordes do Mundo e 77 Recordes Olímpicos, batidos.
As 748 medalhas olímpicas foram distribuídas por 81 países, dos quais se destacaram: os Estados Unidos, com 110; a China, com 100 e a Federação Russa com 72. Individualmente, dos mais de 100 atletas com múltiplas subidas ao pódio, os destaques foram para os nadadores dos Estados Unidos: Michael Phelps, que conquistou oito medalhas de ouro e bateu 7 Recordes do Mundo; e Natalie Coughlin, que arrecadou 6 medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze). No Atletismo, por muitos considerada a modalidade rainha dos Jogos, sobressaiu o velocista jamaicano, Usain Bolt, que chegou por três vezes ao lugar mais alto do pódio com outros tantos Recordes do Mundo.
Entre as poucas coisas que correram menos bem, merecem destaque: do ponto de vista organizacional, o atraso com que as transmissões televisivas (sobretudo no atletismo) exibiam os resultados parciais; e do ponto de vista desportivo (ainda que também organizacional), o facto de não terem sido exibidas publicamente, pelos responsáveis máximos da natação mundial (há semelhança do que há muitos anos se faz no atletismo), as imagens do fotofinish, da polémica final dos 100 metros mariposa, masculinos, onde a cronometragem oficial deu a vitória a Michael Phelps (curiosamente na única prova em que participou onde não bateu o recorde mundial), mas as câmaras de televisão mostraram que o primeiro a chegar foi o sérvio Milorad Cavic. Como não é a primeira vez, em competições deste nível, que são detectados erros na cronometragem electrónica, seria de bom-tom, em nome da verdade desportiva, que fossem exibidas publicamente as imagens que esclarecessem a polémica.
Para quem gosta de saber tudo ao pormenor, aqui fica o “site” oficial dos jogos...
Encerraram os jogos de Pequim, esperemos por Londres, em 2012. A Trigésima Olimpíada decorrerá de 27 de Julho a 12 de Agosto.
Apache, Agosto de 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário