domingo, 8 de outubro de 2006

Imaginem...

Foi recentemente divulgado um "estudo" da OCDE intitulado "Education at a Glance 2006" com vários dados estatísticos referentes à educação, nos países que fazem parte da organização. Os dados estão disponíveis em www.ocde.org e referem-se aos anos de 2003 e 2004. Agora começa o vosso exercício de "pura" imaginação... Imaginem que Portugal ocupa o último lugar em nº de anos em que os alunos frequentam a escola... Imaginem também que para a comunicação social, este assunto não é relevante... Imaginem que em Portugal se gastam em média 4 875 Euros por aluno, por ano, o que representa o 23º lugar entre os países analisados... Imaginem que o governo, fortemente preocupado com o estado da educação e os baixos níveis de literacia dos nossos cidadãos pretende (apesar disso) reduzir significativamente os gastos com a educação nos próximos anos, tal como afirmou ontem o primeiro-ministro... Imaginem uma vez mais que para a comunicação social, este assunto também não é relevante... Imaginem que há, no entanto no sector da educação, algo deveras importante para a comunicação social portuguesa, com honras de destaque nos principais jornais... Passo a citar a "Lusa"... "Os professores portugueses são dos que menos recebem no início da profissão, mas integram o grupo dos mais bem pagos quando atingem o topo da carreira segundo um estudo da OCDE." O relatório tem dezenas de páginas que no seu conjunto traçam uma imagem negra da educação em Portugal e o interesse reduz-se a uma mísera tabela. Aqui fica então parte dessa tabela...

Talvez tenham notado alguma diferença entre o que se escreve na imprensa e o que se lê no "estudo" da OCDE?! E porque este é um assunto que “a tantos” apaixona, imaginem ainda que alguém pega numa tabela de vencimentos ilíquidos dos professores do quadro (de 2004, ano a que reportam os dados) e multiplica o valor por 14 (nº de meses de vencimento) convertendo o resultado obtido (em Euros) para US dólares (à taxa de câmbio de 1 Euro = 1,25 dólares). Chega então aos seguintes valores…

“Ligeiramente” diferentes dos apresentados pela OCDE. Para o exercício ficar completo, imaginem agora que nada disto é imaginação, porque factos são factos, por mais que alguns se esforcem por os distorcer!

Apache, Outubro de 2006

12 comentários:

Fallen_Angel disse...

OWa :o)

Realidade, portuguesa...

Beijinho e bom fim de semana

Fallen_Angel disse...

xiiiiiiiii, nao é bom fim de semana, era bom se fosse, eu queria mesmo escrever, Beijinho e Boa semana :o)

redonda disse...

Estes factos distorcidos são também um grande enigma, para não escrever outra coisa (e também detesto estas distorções).
Uma boa semana (pena que como escreveu a Anijnha não pudesse ser antes um bom fim de semana...)

Apache disse...

Não é fácil encontrar uma notícia que relate os factos com alguma semelhança à realidade que os gerou.
Boa semana para as duas e já agora, também para os visitantes que não comentam.

DarkMorgana disse...

Obrigada!!
Boasemanapatitambém...

redonda disse...

131 e tu?

Adoro esta música.

redonda disse...

Já que postei sobre a sinceridade tive que vir que acrescentar que em algumas das questões atirei quase à sorte e tive sorte :) e a 26 tive mal e não me apercebi que a resposta estivesse errada.

Apache disse...

Também gosto muito desta música. E de mais umas 20 deles. Para mim são o melhor grupo de sempre!

Apache disse...

Ontem não tinha conseguido aceder ao relatório, mas hoje já consegui. Errei 8 perguntas (2, 7, 9, 16, 26, 27, 29 e 40). O Resultado final foi 127 (Precision Processor)! E acabei de descobrir que não percebo nada de Inglês. Que raio significa "skillful" não encontro a palavra em nenhum dicionário?! Afinal na questão 26, eu não consegui perceber o enunciado, onde estava escrito "viram à esquerda", vá-se lá saber porquê, eu li "invertem a marcha". Nas outras questões, tudo certo, eram muito fáceis quando comparadas com outros testes de QI, os erros foram por distração e má interpretação do Inglês.
Havemos de repetir isto com outros testes. Beijinho!

redonda disse...

Estive a reler o meu relatório. Errei sete perguntas (8,9,11,19,20,27 e 35 - afinal tinha a 26 certa, mas nessa atirei mesmo à sorte). Eu traduzi skillful como habilidoso. Gostei que gostes de fazer estes testes como eu :) Beijinho

Cleopatra disse...

LIVRA!
Má informação nos média?
Será que é só neste campo?

Apache disse...

Será?
Não creio!