terça-feira, 21 de agosto de 2007

Somos todos iguais, mas…

Segundo a lista dos 100 maiores multimilionários portugueses, elaborada pela revista “Exame”, Belmiro de Azevedo continua a ser o homem mais rico de Portugal, tendo este ano, conseguido aumentar a sua fortuna de 1 779 milhões de euros para 2 989 milhões de euros, correspondendo a 68% de crescimento.
Em segundo lugar, tal como no ano anterior, encontra-se Américo Amorim, agora com uma fortuna avaliada em 2 784 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo de 80,5% face ao ano anterior.
José Manuel de Mello mantém-se no terceiro lugar com “pouco mais” de 2 000 milhões de euros, bem à frente do quarto colocado, que para não variar em relação ao ano passado, é ocupado por Horácio Roque, cujo “pé-de-meia” vale aproximadamente mil milhões de euros. No quinto lugar surge a primeira novidade face ao ano transacto (em que ocupava a nona posição), é ocupado pelo “Sr. CCB”, Joe Berardo, cuja fortuna cresceu este ano 62%, valendo actualmente 890 milhões de euros.
A família Teixeira Duarte “saltou” também na tabela, da décima nona para a nona posição, aumentado o seu pecúlio em mais de 110%, valendo actualmente os seus bens, cerca de 702 milhões de euros.
Foram 11 os afortunados que viram os seus nomes constar pela primeira vez no “Top 100”. A entrada para a posição mais elevada, foi protagonizada pela família Rocha dos Santos Vasconcelos, que com uma fortuna avaliada em 312 milhões de euros, se colocou no 21º lugar. Entre os nomes mais sonantes das novas entradas, contam-se: Luís Filipe Vieira (Presidente do Benfica), que com 149 milhões de euros, ocupa o 75º lugar e, Alexandre Relvas (Mandatário da candidatura de Cavaco Silva às últimas presidenciais), que com cerca de 127 milhões de euros, ocupa o 85º lugar.
Somando a fortuna destes cem indivíduos, chegamos à módica quantia de 34 mil milhões de euros, que corresponde (apenas) a 22,1% do PIB. Esta verba chegaria para pagar 14 meses de ordenado (considerando a remuneração média em Portugal) a 4 milhões de portugueses, quase 80% da população activa.
Apache, Agosto de 2007

4 comentários:

cris disse...

Filhos da mãe, isso sim... eles e quem lhes aquece as costas... e nós de salários congelados, a pagar impostos por tudo e por nada e sem obter em troca qualquer regalia. Filhos da mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee. ( Tou a conter-me, ok?)Pronto... Ufffff. Não libertei o nortenho que há em mim, mas estes fulanos, que corja!!!! Começo a achar que a culpa nem é deles... eles compram, mas é mais nojento o que se deixa comprar, certo?


boa terça.. ( tens lá prémio)

Pecadormeconfesso disse...

Há uns mais iguais que outros!!

Apache disse...

Olá Cris, obrigado pelo prémio, e já agora, pela regularidade das visitas.

Também me parece, Pecador.

cris disse...

De niente... se não apreciasse a tua 'salinha' não vinha cá, ora essa... eheheh quanto ao prémio, achei que o merecias, portanto não há nada para agradecer, certo?

Hasta