terça-feira, 1 de julho de 2008

Se a estupidez pagasse imposto...

Na Áustria, um grupo de activistas pediu ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para reconhecer o chimpanzé Matthew Pan como pessoa. Será que é desta que (pelo menos juridicamente) se demonstra a fantasiosa teoria de Darwin?!
Apache, Julho de 2008

4 comentários:

cris disse...

Explica-me lá por que lhe chamas fantasiosa, podes? Eu tenho mesmo que ler mais... :)

Apache disse...

Estou-me a referir à Teoria da Evolução das Espécies de Darwin. Não vou entrar em grande discussão sobre o assunto porque não gosto de falar de temas sobre os quais não tenho conhecimentos científicos suficientes para aprofundar e a Biologia, como sabes, não é a minha área.
Em Ciência formulam-se hipóteses que quando não são confirmadas pela experiência são alteradas ou abandonadas. Excepto quando as hipóteses (ainda que não confirmadas) dão jeito a determinados interesses políticos ou económicos. No caso específico da Física e da Química, teorias como: a do aquecimento global (ou alterações climáticas globais) antropogénico; o buraco do ozono antropogénico; ou o Big Bang; são contrárias às observações experimentais e às principais leis destas ciências. No entanto, como têm padrinhos poderosos, sobrevivem.
Tenho para mim (leigo no assunto, repito) que algo semelhante se passa com a teoria de Darwin. Como se justifica, por exemplo, que o homem tenha evoluído do macaco e continuem a haver macacos? Alguns esqueceram-se de evoluir? E outras espécies ainda mais primitivas como os répteis, por exemplo?
Dizem alguns que evoluíram a ritmos diferentes. No mesmo planeta, com condições ambientais semelhantes? Então onde estão hoje as espécies com ritmo intermédio entre o homem e o chimpanzé?
Admito a evolução dentro da mesma espécie, mas a evolução de uma espécie a partir de outra?...
A teoria tem 150 anos. E depois, quanto tempo durou o modelo geocêntrico de Ptolomeu, e sem a máquina de propaganda de hoje?
Mas sublinho, de novo, que não tenho competência técnica para discutir o assunto, o que obviamente não me impede de ter opinião.

cris disse...

Agora percebi. E fiquei com outra curiosidade... culpa tua eheheheh
A certa altura referes o big bang e, segundo percebi é questionável porque contrariam demonstrações e verificaões científicas, certo? Podes explicar então se houve ou não big bang? Levei um tempão infinito a falar disto à nina, que ficou fascinada e agora... baralhei.

Quanto ao evoluirmos de uma outra espécie, já me tinha questionado. Entre o macaco e nós humanos, creio que assenta bem a classe de fato, não?

Apache disse...

Hum… Esta estória do Big Bang não vai lá com um “testamentozito”, só com um livrinho daqueles do tamanho dos do José Rodrigues dos Santos :)
Para começar (e acabar logo de seguida que estou a morrer de sono) recomendo-te os blogues do Alf que são excelentes e abordam quase exclusivamente o tema: o “outra margem” (para todos) e o “outra física” (um pouco mais técnico) onde podes deixar comentários com dúvidas.
Quase telegraficamente deixo-te apenas uma ou duas dúvidas…
Big Bang, traduzido à letra, a grande explosão, aquela que, de acordo com a teoria criou o espaço e o tempo. Explosão? O que explode é a matéria e a matéria ocupa espaço. A teoria diz que no início só havia energia e foi o arrefecimento desta devido à expansão que criou a matéria. E não pode ter havido o mais pequeno ruído, as ondas sonoras propagam-se pela vibração da matéria.
Diz a teoria do Big Bang que 99% do universo é espaço vazio. O resto são umas pequeninas bolas, os planetas e outras maiores (mas ainda muito pequeninas comparando com o espaço entre elas), as estrelas. Diz também que o Universo está em expansão. Para teres uma ideia das dimensões do espaço “vazio” e das “bolinhas”… a Terra tem o diâmetro de 12 756 km e a bolinha mais próxima, a Lua, fica a 384 400 km. O planeta mais próximo de nós, Vénus, fica a 42 000 000 km. O Sol, a quase 150 000 000 km e a estrela seguinte, Alfa de Centauro fica a 40 000 000 000 000 km. Até aqui tudo bem, mas… Universo em expansão? O vazio expande? Mais… Se colocarmos um termómetro longe de um planeta ou de uma estrela, protegido da radiação, medimos uma temperatura de cerca de 4 K (Kelvin). (O vazio tem uma temperatura superior ao zero absoluto (0 K)? Mas a temperatura é uma medida da energia cinética das partículas, se não há partículas… Dizem que a temperatura se deve à radiação, que é absorvida (mas por coisa nenhuma, porque estamos no vazio). A radiação que supostamente é um onda e não uma partícula, mas que verificamos que se curva por acção de forças, gravíticas e electromagnéticas e então os especialistas em quântica dizem que a radiação tem uma dualidade onda-partícula, isto é, tanto se comporta como onda, como se comporta como partícula, mas não precisa de meio material para se propagar como as outras ondas (fá-lo mesmo no vazio) e não tem massa, como as partículas….
Estás a ficar confusa? É mesmo assim. Tens duas opções: ou repetes a cassete, ou juntas as frases e simplesmente não há coerência entre elas. E sabes o que fazem os “artistas”? Nada de reconhecer o erro e começar tudo de novo, inventam-se umas partículas estranhas que nunca ninguém provou que existem como (a larga escala) os buracos negros ou (a pequena escala) os gravitões e se a seguir as observações os contrariam, inventamos os buracos brancos que se existirem são os culpados pelo mau comportamento dos buracos negros. E se a matéria não obedece à teoria? Não faz mal, inventamos a antimatéria que justifica o comportamento estranho da matéria. Hum? As contas com as energias não dão certo? A culpa é da energia negra. Não sabemos se a energia negra existe? Se não existir, a culpa é da energia branca.
Bom… Como eu disse, é tarde para escrever muito :)

Ah, só mais uma coisa… esta "estória" é bem mais fascinante que a do aquecimento global ou a do buraco do ozono. E a nina só nos últimos anos da faculdade é que vai ser capaz de contestar o Big Bang sem que um “artista” qualquer lhe enfie um barrete em duas penadas, por isso, só lhe faz bem ouvir e ler "estórias" ainda que ficionadas. E se um dia tiver poder para contestar e ser levada a sério, então a ciência agradeçe e evolui.

Bom fim-de-semana.