O Último dos Moicanos: Será que só os holandeses foram enganados?

domingo, 15 de novembro de 2009

Será que só os holandeses foram enganados?

A notícia é do passado dia 26 de Agosto (de 2009) e resulta de uma entrevista dada por Xandra Van Gelder (Editora da revista “Eye of the Rijkmuseum”) à rádio holandesa, RTV, mas só foi popularizada dois dias depois, pela BBC News. Após o regresso à Terra da missão Apolo 11 (em Julho de 1969), os astronautas, Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin, fizeram uma visita a vários países, tendo algumas das pedras recolhidas na (alegada) alunagem sido oferecidas a várias entidades. A 9 de Outubro de 1969 estiveram na Holanda e ofereceram uma pequena rocha lunar ao então Primeiro-Ministro holandês, Willem Drees. Mais tarde, após a morte de Drees, a família doou a rocha ao Rijkmuseum (um museu de Amesterdão) tendo-lhe sido feito um seguro no valor de 100 mil florins. Dada a recente polémica sobre a autenticidade da rocha, Wim Van Westrenen da Universidade de Vrije conseguiu uma autorização para a analisar, tendo os testes efectuados confirmado tratar-se de uma rocha terrestre, de madeira petrificada. Instado a pronunciar-se sobre a questão, o Embaixador dos Estados Unidos na Holanda disse não ter nenhuma explicação para o facto. Quantas mais rochas lunares falsas terão os astronautas da Apolo 11 oferecido, nas visitas que efectuaram a cerca de 100 países?
P.S. Um belíssimo (e enorme) exemplar de madeira petrificada está exposto no Museu Geológico, em Lisboa.
Apache, Novembro de 2009

Etiquetas: , , , , ,

2 Comments:

Blogger Diogo said...

E esta súbita descoberta de vários baldes de água na superfície lunar faz adivinhar nos próximos anos mais uma dispendiosa corrida Apollo. Lá para 2025, o Rijkmuseum apresentará, ufano, uma garrafa plastificada de litro e meio de água lunar com um seguro no valor de 100 mil euros.

terça-feira, novembro 17, 2009 12:06:00 da manhã  
Blogger Apache said...

:)
Esta história da água na Lua é mais uma das “confusões” que a NASA gosta de criar para nos entreter. Então a temperatura à superfície, de dia, não é da ordem de dos 123 ºC? Então a água evapora-se e há atmosfera? E se há, como é que a temperatura, de noite, desce até aos -233 ºC? Neva todas as noites e atmosfera vem abaixo?

quarta-feira, novembro 25, 2009 9:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home