Ao colega Braga Maia, Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas Inês de Castro (Coimbra) e à equipa que lidera, apresento público apreço e solidariedade, pela coragem e dignidade profissionais que os levaram à demissão em bloco da Direcção Executiva do Agrupamento, na sequência da apresentação pelo Ministério da Educação da proposta de alteração do Estatuto da Carreira Docente e das infames ofensas públicas que a Sr.ª ministra dirigiu aos docentes.
A Direcção Executiva representa o Ministério da Educação junto da Comunidade Educativa. Pergunto, quem, sendo digno profissional na área da educação pode estar disponível para representar a prepotência, a difamação, a mentira, o insulto, a manipulação?
Ainda que por cobardia, mais ninguém demonstre igual nobreza de atitude, aos colegas demissionários, em meu nome e no de muitos colegas com quem tenho contactado, agradeço orgulhosamente… Obrigado colegas, por esta lição de dignidade!
Quanto à tão badalada proposta de alteração do ECD, não merece o meu comentário!
Aos sindicatos pseudo-representativos da classe, que alegadamente negoceiam a proposta, deixo uma modesta opinião… O respeito e a dignidade dos professores não são negociáveis!
A todos os colegas, deixo uma pergunta… Quantas mais afrontas estamos dispostos a tolerar, até que da indignação se faça acção?
À Sr.ª ministra, não digo, mas apetecia-me dizer... A demência é tratável, não tolerável!
Apache, Junho de 2006
10 comentários:
Isto está por todo o lado.
Está visto!
Pioneiros no atropelo os nossos governantes devem sofrer de alguma trauma da infancia e, necessitam dar nas vistas.
Já agora faça-me um favor, vá ao DIZPOSITIVO e deixe lá o seu comentário.
Precisamos dele.
Já podia ter deixado mais.
Faz lá falta...Professor.
Ó Apache´,
parece que o Ti Anafrásio tem razão: A mnistra da inducaxão nem pra directora de serbixo xerbia...
A verdade é que o grande mérito da senhora foi contratar os serviços de uma empresa prestadora de serviços informáticos que conseguiu melhorar a feitura do concurso de professores... e pouco mais.
Verdadeiras políticas de educação, actualização e adequação de currículos científicos... népia!
É apenas mais uma que governa CONTRA as pessoas e não, como deveria, envolvendo as pessoas num desígnio colectivo, nacional.
Cléo, passarei pelo "dizpositivo" um dia destes, para já estou atolado em trabalho. Obrigado pela sugestão. Beijinhos.
Sem dúvida que o passatempo preferido dos Srs. Ministros deste governo, é desrespeitar outras classes profissionais...
Estão habituados à inércia portuguesa...e deviam estar à espera que os professores se distraíssem com o Mundial de Futebol...
PS- Apache! Já existe algum blog para os Professores poderem trocar ideias?
Se me é permitido o comentário, sempre tive o maior respeito pelos professores(ou não fosse a minha mãe professora) e também eu sou formadora de jovens e adultos.
Por isso é com enorme tristeza e desagrado que comento o estado da Educação em Portugal.
Vejamos então o que é o professor: do latim professore, o professor é aquele que ensina. Ensinar: do latin insignare, que significa ministrar os preceitos de uma ciência ou arte, instruir, leccionar, doutrinar, esclarecer, admoestar, repreendes, corrigir, castigar.
Se é o próprio Estado a não permitir ao professor ensinar, deixo aqui a pergunta, será que vamos alterar no dicionário o segnificado da palavra ensinar?
MDB
...repreender...
...significado...
Olá Morgana, um blog para professores? Não conheço. Há dois "sites", onde frequentemente se abrem fóruns de discussão sobre temas da educação, www.educare.pt e www.spn.pt
Se lhe é permitido o comentário, GTL? É mais que permitido, é desejado.
Obrigado pela visita, vá aparecendo e, que não lhe faltem as palavras...
MDB, desculpa a confusão de siglas no meu comentário anterior.
Estava muito curiosa sobre qual seria a tua profissão. Agora estou curiosa sobre o que ensinas...
Isto de andar para trás está a ser muito revelador: já fiquei a saber que és sportinguista e que ensinas (uma das minhas irmãs é tua colega). Que mais é que irei descobrir...
Enviar um comentário