sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Os camelos preferem… o deserto, obviamente!

Fonte: ANA [Cliquem na imagem para ampliar]
Ficámos ontem a conhecer a decisão do desgoverno sobre a localização do futuro Aeroporto Internacional de Lisboa, algures “no deserto” (cito o Ministro Mário Lino), entre o Montijo e Benavente.
Considerando as quatro principais hipóteses de actuação nesta questão do novo aeroporto: 1- Construir um aeroporto na Ota. (Um dos piores sítios possíveis para a construção de um aeroporto, por causa dos montes circundantes, dos ventos, da instabilidade e habitual alagamento dos terrenos, que em conjunto, resultavam num custo de construção elevadíssimo.)
2 – Construir um aeroporto no actual Campo de Tiro de Alcochete. (Obra bastante cara, ainda assim, de custo inferior à Ota e com a vantagem da possibilidade de expansão num futuro longínquo).
3 – Construir um pequeno aeroporto, mantendo a Portela em actividade. (Obra mais barata, mas que ainda dava a possibilidade de não contrariar excessivamente a “máfia” do betão que vai sustentando as campanhas eleitorais dos “artistas” e que evitava deslocações de (e para) Lisboa, da maioria dos passageiros, podendo assim evitar-se a redução que agora parece inevitável do número de turistas).
4 – Não construir aeroporto nenhum. (De longe, a melhor opção.)
Tal como tinha referido em publicações anteriores, a Portela está muito longe de estar esgotada. Por exemplo para hoje (11 de Janeiro, sexta-feira), como demonstra a figura acima, estão reservados 481 direitos de aterragem e de descolagem, dos 1248 possíveis, a que corresponde uma ocupação de 38,54%. O aeroporto terá uma ocupação total, apenas, entre as 8 e as 9 horas, estando “às moscas” durante longos períodos do dia. No Verão, época de maior tráfego, a ocupação da Portela pouco ultrapassa os 50% da sua capacidade, contrariamente ao que acontece, por exemplo em Londres. Além disso, ainda à margem para alargamento.
Penso, no entanto, que temos de nos manter optimistas, este governo conseguiu escolher a terceira melhor, de quatro opções possíveis, o que, considerando os espécimes que o constituem, tem de ser encarado de forma positiva. Há que ter esperança no futuro, afinal, tal como disse o Primeiro-ministro, é muito provável que “2008 seja ainda melhor que 2007”. E com uma decisão destas (de em época de crise esbanjar mais de 6 mil milhões de euros), de facto, o ano começa muito bem… para alguns!
Apache, Janeiro de 2007

8 comentários:

Diogo disse...

Este governo é governo, porque alguém lhe financiou a campanha eleitoral. Esses, vão ter o retorno do investimento em Alcochete que vai ficar quase tão caro como a OTA. Obviamente que a opção mais lúcida, Portela + 1, está fora de jogo. Os ladrões dominam o dinheiro, o governo e os media.

Apache disse...

Eu prefiro a opção Portela + 0, com melhor gestão logística.
De resto, subscrevo.

PA disse...

gostei muito do seu blog.

vou voltar.

:-)

Apache disse...

Olá Pézinhos N'areia, obrigado pela visita.
"Vou voltar." Parece-me uma boa decisão :-)

cris disse...

Fór craiste seike!!! Eu tou cansada dos aviões... Por cima de nós passam cerca de uns dez, por dia, e cada vez que o meu cão os ouve, ladra feito doido. Deve pensar que se trata de pássaro gigante. Se seguem em frente com esta ideia estúpida e insensata de quem tem que fazer grandes obras, para marcar a passagem pelo governo ( desgoverno miserávell, neste caso particular), matam-me o cão... bolas...

Apache disse...

O teu cachorro está tramado, Cris. Na Portela, aterram e levantam em média, cerca de 20 por hora (nalgumas horas apenas um ou dois, mas em hora de ponta 50), por isso, vai imaginando o que te espera. Hoje (domingo), por exemplo, foram 468, no total.

redonda disse...

:)vá lá, pelo menos é a terceira melhor de quatro :)

Apache disse...

Vejo que também estás optimista. Gosto, quando concordas comigo, Redonda :)