sexta-feira, 2 de maio de 2008

Cabeça de chumbo

No “Público” da passada quarta-feira lia-se na primeira página que, de acordo com um relatório da OCDE, os “chumbos no básico e secundário custaram 600 milhões de euros”. A senhora ministra, numa das muitas frases que suscitam dúvidas quanto às suas capacidades intelectuais, havia afirmado que chumbar alunos é facilitismo. Devo lembrar a senhora ministra que este é um problema de fácil resolução, basta estender a todos os anos de escolaridade o que vigora actualmente no 1º ano, expresso no artigo 55º do Despacho Normativo nº 1/2005 de 5 de Janeiro – “No 1º ano de escolaridade não há lugar a retenção”. Poupar-se-iam assim, não só, os 600 milhões gastos com as retenções mas também os milhões gastos com os exames nacionais, que neste contexto seriam desnecessários. Economizar-se-ia ainda, nas dezenas de papéis que cada professor preenche em cada momento de avaliação, com relatórios, planos e justificações de evidências. Um verdadeiro manancial (extra) de euros para os bolsos sem fundo dos oportunistas da política. Dois outros estudos, nunca realizados, assumem, neste contexto, particular pertinência… Por um lado, quanto custam ao país, as milhares de aprovações e certificações de competências que os alunos que transitam de ano (ou concluem cursos) efectivamente nunca adquiriram? E por outro, quanto custa ao país a manutenção de gentinha desta espécie, há tantos anos, à frente dos principais órgãos de governo?
Apache, Maio de 2008

4 comentários:

Anónimo disse...

Como diria um antigo Presidente da República Portuguesa e Almirante da nossa Marinha de Guerra, "Só tenho um adjectivo: Gostei !".

Mas nessa altura a burrice era permitida aos senhores membros do partido único.

Infelizmente, agora, as permissões ainda continuam.
As asneiras são tantas que até doi o coração.
A incompetência é atroz.
Esperemos a correcção do sentido de voto dos portugueses, especialmente desses bravos 100.000 e das suas famílias.
Por mim, maioria absoluta nunca mais !!!

cris disse...

Ahahahahah! Gostei da do almirante...

vejamos... posso responder-te à última questão sem números mas com factos? A manutenção de gentinha sem competências, mas de papel na mão, certificando de capacidades ainda por verificar, ( e duvido muito que algum dia se verifiquem) custa, actualmente ao país, o encerramento de fábricas, aumento diário e exponencial de desempregados, endividamento diário de famílias, fome e miséria crescentes. Serve? Só os próprios, preocupados com o umbigo, teimosos e quadrados não vêem!


beijocas e bom fds

Apache disse...

Benvindo, Jorge Reis. Começo a achar que vote em quem votar, nas eleições seguintes tenho que corrigir. Vou mas é votar com corrector :)

Bom comentário, Cris.

inominável disse...

estas e muitas outras verdades...