A eurodeputada Ana Gomes esteve presente na Convenção Democrata e sobre ela, escreveu assim:
“Desci a rampa do estádio, em Denver, rodeada de gente que ria, sorria ou chorava, largando interjeições emocionadas: «Oh my God! We've got to elect him.» «He is great, great, great!» «He must be President!» Eu estava sem fala e dava-me também para sorrir, cabeça e coração fervilhantes de admiração, contentamento e esperança. Não era só da excitação de sentir que estava a assistir à história e ao sonho de Martin Luther King a realizar-se.”
Eu até podia ser mauzinho e perguntar, que mais, além do sonho de Martin Luther King, excitava a senhora? Mas, sinceramente, prefiro permanecer na ignorância.
Adiante no seu relato dos acontecimentos, entre outras qualidades que só ela descobriu no candidato que lhe tira a fala, encontrou também a “extraordinária capacidade de comunicar”.
Ora aqui é que está o busílis da questão. A paixão de Ana Gomes é tal, que ela perdeu a noção do significado da palavra “comunicar”. É que comunicar não pressupõe só falar, mas também ser entendido por quem ouve. Que Obama fale muito, não tenho dúvidas, que diga alguma coisa, já me parece um bocadinho forçado, mas esperar que a audiência entenda, é acreditar nas capacidades de milagreiro, do artista.
No ‘post’ de 6 de Junho, já tinha citado Obama, num dos seus delírios discursivos, deixo agora um outro, que julgo demonstrativo da sua “extraordinária capacidade de” delirar, ainda que correndo o risco de excitar a eurodeputada.
“A beam of light will come down upon you, you will experience an epiphany... and you will suddenly realize that you must go to the polls and vote for Obama.” [Obama - New Hampshire, Janeiro de 2008]
Apache, Setembro de 2008
3 comentários:
Aleluia! Praise the Lord!
O título do 'post' era para ser "O Pregador", mas como já havia um anterior, de conteúdo idêntico, com o título de "O Profeta", optei pela reincidência.
Essa senhora desde o episodio dos aviões supostamente carregados de detidos à ordem da CIA deixou de racicionar...
Enviar um comentário