quinta-feira, 21 de junho de 2007

Portela + 0

A 6 de Julho de 1998 encerrava ao público, uma das mais belas obras de engenharia do início do século XX, o Aeroporto Internacional de Kai Tak, em Hong Kong.
Situado na baía de Kowloon, estava rodeado, a Norte, a Sul e a Este por várias colinas, estas últimas a menos de 5 km da pista. À medida que a cidade foi crescendo, o aeroporto foi sendo envolvido por arranha-céus.
A aterragem era possível por um único corredor aéreo. Possuía, por isso, apenas uma pista, cujo comprimento era inferior a 3 400 m. Para evitar que o ruído perturbasse seriamente o sono dos moradores, o aeroporto encerrava todas as noites às 23 horas, reabrindo às 6:30 da manhã seguinte. No seu último ano de operação recebeu 30 milhões de passageiros.
O Aeroporto Internacional de Lisboa, situado na Portela de Sacavém, possui duas pistas, a maior com 3 805 m e por ele passaram em 2006, cerca de 12 milhões de passageiros.
Estão actualmente a decorrer obras de modernização e ampliação do aeroporto, que ganhará mais espaço, com a prevista deslocalização para Beja, da área de manutenção da TAP. Existe ainda a possibilidade de desmantelar a "Base Aérea" de Figo Maduro, passando esses terrenos a integrar o aeroporto civil, que assim ficará com uma área, superior em cerca de 50%, à de Kai Tak.
Esgotado e provavelmente emerso em "essência" do deserto, está o neurónio do "menino" Linocas e eventualmente os dos amigos oportunistas a quem encomenda estudos e pareceres.
Apache, Junho de 2007

11 comentários:

cris disse...

Looooooooooooooooooooooool.

Brilhante. E com números que eu entendi!!!. Tá mais que claro, e há muito tempo, que o aeroporto é uma manobra para angariação de fundos para uma certa comandita, né?.
Sabes o que enerva e desorienta mais? É que mesmo com todos os tugas a compreenderem isso, eles vão em frente com a mesma desfaçatez e teimosia..


Pode ser que inchem como os balões e bazem daqui antes disso. Mas tenho sérias dúvidas.

Bj

Rafeiro Perfumado disse...

Sabes porquê? Chamam deserto à margem sul mas cheira-me que o "petróleo" foi descoberto na OTA...

Cleopatra disse...

Bem, eu até concordo em parte..
Em parte porque realmente o aeroporto dentro da cidade, como o tráfego aéreo que tem é quase insuportável...

Mas, eu só daquela minoria que acha que de deve manter a Portela e criar mais um outro.

Mas que quer saber porque é que há-de ser logo na OTA.

Ah! Qto ao Outono...provavelmente eu estou no Outono Apache.

cris disse...

Eu a bem dizer, acho que os aeroportos de beja e de figo maduro odiam ceder pistas para eventualidades. Quanto ao não saber gerir o trágefo aéreo, de forma a rentabilizar o que existe, já é normal. Se formos por Portugal fora ver boa gerência no que quer que seja.... devemos encontrar praí...sei lá.... eu nem sou boa em números...mas num total de... Se calhar na encontramos, mas pronto. :)

DarkMorgana disse...

Mas o menino Linocas tem algum neurónio?

Jokinhas!
PS - Desculpa a ausência, mas a falta de tempo é grande!

Apache disse...

Tem um olfacto muito apurado, Rafeiro, parabéns!

Em resposta aos comentários da Cléo e da Cris...
Independentemente das questões relacionadas com a gestão do tráfego aéreo (matéria em que sou leigo) e dos estacionamentos das aeronaves, pela sua área e pelo comprimento das pistas, o Aeroporto da Portela deveria ter maior capacidade, de facto, diga-se em abono da verdade, foi projectado para 10 milhões de passageiros, no entanto, aeroportos mais pequenos têm capacidade para muito mais tráfego. Gostava que alguém me explicasse o motivo. Com as obras referenciadas, a capacidade do aeroporto, duplica (no mínimo) e a comunicação social conhece estudos que o demonstram.

Olá menina Morgana, "vê-la" pela blogosfera é quase tão difícil como encontrar um político honesto... Estou a exagerar, eu sei, por muito pequena que seja a probabilidade de te "ver" por cá ela é maior que zero.
Também ando com tanta falta de tempo que a minha "caixa de correio" já não é caixa, só correio.

M@nza disse...

Hi Apache
Hug!
Realmente também, (ainda) não percebo (risos) qual o "interesse" na construção de um novo aeroporto na OTA. Porque será?
Será o "lobby" dos investidores na área a ver com isso??
Bem como dizia Badaró, "a festa não é minha, schrrrec fechaclair" (som)
.
A minha modesta opinião é a de manter a Portela e construir um novo aeroporto (médio) na zona Sul (leia-se deserto e pelo menos não é pantanoso) seria o ideal, para complementar o actual.
.
Se é pelo facto de na Portela já não haver capacidade de construir de novas mangas de embarque/desembarque, então o "Aérodromo de Transito nº 1" mais conhecido pelo Figo Maduro ligado que está Portela seria o ideal. A Força Aérea não iria concerteza opôr-se.
Claro que enquanto puderem "encher" de milhões de euros os bolsos dos "estudiosos".... já sabemos não é?

Apache disse...

"Mas o menino Linocas tem algum neurónio?"
Os mais optimistas pensam que teve, Morgana, mas por solidão e esgotamento, foi-se embora.

"Estudiosos" que antes do estudo já têm as conclusões tiradas, Manza.

M@nza disse...

Alguém me sabe dizer, como é possível que no final deste semestre se tenham gasto mais 250M€ que no semestre idêntico de 2006, depois de tantos sacrifícios?? Ora bolas...porque é que eu tenho a minha progressão (escalão) congelada há 2 anos se estes, desculpem o termo, "gajos" andam a gastá-lo em estudos que já vimos não vão servir para nada, porque já têm "óculos de Alcanena" só para a OTA.

Cleopatra disse...

Ena manza! Isso dá uma bela de uma postagem?
Estás à espera de quê???

Apache...não disse nada do Outono.

Setá que o frande chefe está no Inverno do nosso descontentamento?

Apache disse...

“Óculos de Alcanena”, Manza? Não conheço esta expressão...

Pois é Cleópatra, eu gosto é do Verão, mas isto por aqui virou-se mais para a invernia.