sábado, 16 de junho de 2007

Uns e outros

Os 122 administradores executivos das 20 maiores empresas portuguesas cotadas em Bolsa ganharam, globalmente, mais de 105 milhões de euros em 2006. Cada administrador executivo do PSI-20 recebeu, em média, 863 mil euros, mais de 12 300 contos em cada um dos 14 "meses" do ano. Segundo um relatório da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, os salários dos gestores de 48 empresas cotadas na praça financeira portuguesa, em média, duplicaram entre 2000 e 2005, tendo triplicando no caso das empresas do PSI-20. Num ano (2006) em que os salários médios dos portugueses baixaram quase 1% algumas centenas de filhos de portuguesas alternativas, foram pagos principescamente. Cada gestor do BCP ganhou no ano transacto, em média, 2,99 milhões de euros (mais de 42 800 contos por “mês”). Na PT, os nossos impostos pagaram "mensalmente" a cada um dos administradores 17 200 contos. A Brisa foi tão generosa com os seus administradores que em 2006 pagou em salários 118% mais que em 2005, qualquer coisa como 1,31 milhões de euros a cada um. A EDP não quis ficar para trás e aumentou os salários dos executivos em 112%, face ao ano transacto. Em ano de "crise" (para alguns), a maioria das empresas do PSI-20 apresentaram em 2006 resultados líquidos de várias centenas de milhões de euros.
As cinco empresas que em 2006 mais pagaram, em média, a cada um dos administradores foram: BCP, Semapa, Brisa, Portugal Telecom e EDP (esta última, uns modestos 16 000 contos por cada um dos 14 "meses").
As empresas que mais pagaram, em média, a cada trabalhador, foram: Sonaecom (784 contos por "mês"), o BES (777 contos), o BCP (642), a EDP (623) e o BPI (584). A Brisa pagou cerca de 306 contos por "mês" a cada funcionário e a EDP 299. Ainda dizem que os funcionários públicos ganham bem...
Apache, Junho de 2007

10 comentários:

Cleopatra disse...

Logo de manhã uma resma de contas como esta, deixa-me sem vontade de pensar que tenho de trabalhar.Tenho de despachar processos , tenho de me esforçar, tenho de entrar na sala de audiência s pelas 9.30 e ir almoçar numa hora e voltar e continuar atá não poder mais e continuar a trabalhar pela noite dentro e dormir 4 horas e acordar cedo e repetir a graça dias a fio.
E pensar que em contrapartida outros tiram lucros destes com horários bem melhores e ainda viajam à custa nem sei de quê,(será que não sei') e já me parece que nem quero saber...
Morreu a Vergonha
A vontade está moribunda e a saudade morreu também pode crer...

Nada neste Portugal anda vivo...
Ou então está tudo mais morto que vivo.

Os funcionários Públicos?
Esses ganham bem mal!
Mas são os únicos que podem continuar a alimentar esta grande máquina que é a do Estado e são os que pagam as estardas, as pontes, o despesismo sem vergonha...

D. Duarte Nuno há dias, numa entrevista, quase me fez ter saudade dos tempos da monarquia....

Cleopatra disse...

Há lá muita copisa para comentar!!!! Ou quer que eu ressuscite as saudades dos seus comentários?
...

redonda disse...

Se ainda fosse a tempo, mudava a resposta para "quando for grande quero ser administradora executiva"...

cris disse...

É vergonhoso. Mas lembra-me o tempo antes da tomada da Bastilha. Era tal "qualqmente": meia dúzia comia e os milhares produziam, sobrevivendo do ar e do vento.
Apetece fazer sorteio das contas a pagar e só pagar uma por mês, como me apareceu um dia num mail. Mandavam-se cartas aos restantes a dizer que não tinham sorteados nesse mês, e pronto, life would be fun.

Sim porque esta malta que ganha resmas, não tem que se preocupar se a massa chega ao fim do mês, porque têm sempre ajudas de custos e cenas do género.
Chulos.

Bem Apache, esperei pelo novo post muito tempo, mas uma vez mais vem certeiro como um tiro. Bravo!

Bj

Cleopatra disse...

Vexa não vota?

Apache disse...

Bem… Este seu dia, Cleópatra, parece-se (com as diferenças óbvias) com os meus da semana que agora finda. Mas eu tenho mais sorte e vou aos poucos desacelerando o ritmo.

Pessoalmente preferir que Portugal fosse uma Monarquia. Mas o crescente conluio entre as principais monarquias europeias e os “senhores” do dinheiro não parece augurar futuro promissor. E a figurinha de Dom Duarte não me inspira credibilidade, falta-lhe algo que abunda no topo do seu blogue.

Falta um comentário ou outro em “publicações” de há uns dias, já corrijo essa “preguiça”.

Se voto? Cada vez menos. Para as legislativas, votei pela última vez na 1ª vitória de Cavaco. Para as presidências, nem me lembro da última vez. Nas europeias nunca votei. Nas autárquicas votei sempre, mas provavelmente não o farei nas próximas. Nos referendos votei sempre. Tenho muitas dúvidas sobre a “regularidade” da contagem dos votos, nos últimos processos eleitorais. Mas parece ser apenas uma dúvida minha…

Quando fores grande, Redonda, se precisares de um vice, mando-te o meu mail :)

Cara Cris, as coisas “boas” são mesmo assim, não andam por aí aos trambolhões :)

Obrigado pela visita, Carreira, amanhã retribuo.

Anónimo disse...

cada vez que leio sobre este assunto, fico sem vontade de trabalhar dignamente...sem palavras!

Isto é um atentado à moral pública!!!!!!!!!!!!!!!


É preciso pôr esta gente daqui para fora!!!!!!

Como disseste bem,
A 'nós', blogosfera, ninguem nos cala!!!

;-)

Abraço Grande!
A Luta Continua!

cris disse...

Não andam, Apache. Mas também não tinha que haver uma proporcionalidade inversa tão significativa, fogo.
Nas más tropeçamos a toda a hora. Já chega, não?
Eu ando a ficar farta e já meapetece bater. O que não é nada bonito.

Bom domingo :)

Apache disse...

“Eu ando a ficar farta e já me apetece bater. O que não é nada bonito”
Se for na MM duvido que ela fique mais feia, Cris.
Uma boa receita para aliviar o stress seria comprares um saco de boxe e colar nele umas impressões em papel da Milú, depois é só despender as energias em excesso

cris disse...

Boa!!! O saco eu tenho. Falta colar lá a foto. Mas se o fizer, de noite terei pesadelos, não? Hum! Vou ter que reflectir muito no assunto.
Mas a dica é fixe.

Hasta